15 de jan. de 2014

"O teatro da vida"



   Nossa espécie tem consciência da grandeza da inteligência de cada ser humano? Pouquíssima! Quando vejo jovens correndo freneticamente atrás de alguns cantores ou atores sinto mal-estar. Eu me pergunto: que sociedade é essa, em que alguns são colocados no palco e a maioria, na plateia?
   
   Que sociedade é essa, em que alguns são supervalorizados e a maioria é relegada ao rol dos anônimos? Por que os jovens não correm atrás dos seus pais, professores e amigos para descobrirem o fascinante mundo deles? Muitos podem não ter fama nem status social, mas para a ciência todos somos igualmente complexos e dignos.
  
   É uma atitude irracional valorizarmos alguns artistas de Hollywood e não darmos a devida importância à nossa indecifrável capacidade de pensar. Afinal de contas, todos somos grandes artistas no teatro da vida. Toda vez que confecciona uma ideia você é um grande artista. Você crê nisso?

[...]

   Supervalorizar uma minoria de intelectuais, artistas, políticos e empresários pode ser tão traumático quanto discriminar. Quando discriminamos os outros, nós os diminuímos. Quando  os supervalorizamos, diminuímos a nós mesmos. Respeitar e tomar algumas pessoas como modelo é saudável. Superdimensioná-las é doentio, bloqueia nossa inteligência e liberdade.

   Por investigar o tecido íntimo da inteligência humana, estou convicto de que cada ser humano tem uma história magnífica, uma mente fantástica e um potencial intelectual grandioso, mas frequentemente represado. Podemos e devemos ser autores da nossa histórias.


Quem escreveu isso? A resposta é Augusto Cury.

Ele é um médicopsiquiatrapsicoterapeuta e escritor. Seus livros já venderam mais de 16 milhões de exemplares somente no Brasil, tendo sido publicados em mais de 60 países. Tirei esses cinco parágrafos do livro "Seja líder de si mesmo",o  qual ele compara a vida com o teatro e te encoraja à tomar suas próprias decisões. Li esse livro e me ajudou muito. Indico.

-Mills

0 comentários:

Postar um comentário

Newer Posts Older Posts